O Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelas professoras Dra. Joana Valente Santana, Dra. Rovaine Ribeiro e Ma. Anna Carolina Holanda, em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (NEMOS), do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Serviço Social, Política Social, Cidades e Diversidade Humana (GPESSCIDH ), do Curso de Serviço Social, Universidade Estadual de Roraima/UERR, realiza o III Seminário Habitação na Amazônia e o II Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: crise do capital, políticas públicas e resistências do Trabalho Social. O Seminário será gratuito e ocorrerá em formato híbrido no período de 11 a 13 de setembro de 2024.
Tem como objetivo a socialização de estudos e pesquisas realizadas em nível regional e nacional sobre a questão urbana e habitacional; a troca de conhecimentos e experiências entre pesquisadores, profissionais que trabalham no âmbito das políticas urbanas e habitacionais (particularmente os assistentes sociais, geógrafos e arquitetos e urbanistas), técnicos governamentais, movimentos sociais e estudantes de graduação e pós-graduação, como subsídio para o trabalho profissional e para as lutas pelo direito à moradia e à cidade.
O Seminário contará com Conferência de abertura, mesas-redondas relacionadas aos temas indicados na programação, além de apresentação de trabalhos divididos a partir de cinco eixos temáticos: a) Serviço Social, Trabalho Social e política urbana e habitacional; b) Cidade e Habitação no Brasil e na Amazônia; c) Habitação na Amazônia: particularidade urbana e rural no modo de morar; d) Lutas sociais pelo direito à moradia e à cidade; e e) Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social.
As submissões de trabalhos já estão abertas e devem ser feitas através do endereço eletrônico: https://www.even3.com.br/iiishna-iisnssh/ até as 23h59min do dia 09/06/2024.
Informamos também que o evento terá carga horária total de 24 (vinte e quatro) horas e haverá emissão de certificados para participantes como ouvintes, apresentação de trabalhos e publicação de trabalhos completos em anais. As instruções para apresentação de trabalhos serão encaminhadas aos/às autores/as antes do evento, por e-mail.
O evento é voltado para Assistentes Sociais, profissionais que trabalham na área urbana habitacional (geógrafos, arquitetos e urbanistas), docentes, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática do seminário, lideranças dos movimentos sociais com abrangência regional e nacional e público em geral.
Como ocorreu em sua primeira edição em setembro de 2019, o Seminário Habitação na Amazônia teve por objetivos a troca de experiências profissionais da área social (particularmente os assistentes sociais), técnicos governamentais, organizações políticas e estudantes de graduação e pós-graduação, com a socialização de conhecimento, produzido, pesquisas acadêmicas e experiências profissionais acerca da questão urbana e habitacional na Amazônia; discutir estratégias de organização coletiva e participação política na atuação profissional; estimular a reflexão teórico-metodológica de profissionais que atuam na área urbana e habitacional; além de discutir a melhoria das condições de vida nas cidades amazônicas e a continuidade da interpretação e intervenção profissional em favor dos direitos humanos, em especial o direito à moradia digna que respeite as particularidades regionais, além disso, contou com a significativa participação de assistentes sociais que trabalham na política urbana e habitacional na Região Norte.
Em 2021, durante o período da pandemia global do coronavírus, foi realizado, em formato remoto, o II Seminário Habitação na Amazônia / I Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: requisições e respostas profissionais em tempos de desmonte de direitos e de resistências dos movimentos sociais. Participaram do evento os/as professores/as doutores/as Ermínia Maricato (USP), Edmilson Brito Rodrigues (Prefeito de Belém-Pará), Raquel Sant’ana (UNESP/FR), Suenya Cruz (UFF), Isabel Cardoso (UERJ), Maria Elvira Sá (UFPA), Jane Cabral (MST), Tânia Diniz (UNIFESP), Joana Valente Santana (UFPA), Rosângela Paz (PUC-SP). Contou, ainda, com a colaboração de 26 pareceristas dos trabalhos enviados ao evento, que são docentes de várias universidades brasileiras. Foram inscritos 644 participantes (assistentes sociais, docentes, discentes de graduação e pós-graduação, profissionais de outras áreas, representantes de movimentos sociais ou ONGS, gestores de políticas públicas). Com exceção dos estados do Acre e Piauí, o evento contou com participantes inscritos de todos os estados do Brasil. Além disso, os trabalhos aprovados nas modalidades comunicação científica e relatos de experiência são provenientes do Pará, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. A abrangência é importante pela possibilidade de efetivar as trocas de conhecimentos e estratégias de intervenção profissional e lutas pelo direito à cidade. Foram recebidos 42 trabalhos e destes, 39 foram aprovados, sendo 29 na modalidade comunicação científica e 10 na modalidade relato de experiência.
Com o intuito de dar continuidade aos objetivos expostos, visando construir e oportunizar diálogo e troca de conhecimento, o GEP-CIHAB tem a honra de convidá-los para o III Seminário Habitação na Amazônia e o II Seminário Nacional Serviço Social e Habitação: crise do capital, políticas públicas e resistências do Trabalho Social.
Para mais informações, acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/iiishna-iisnssh/ e o nosso instagram: @gepcihab Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / instagram: @gepcihab