Título: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM COMPLEXOS PORTUÁRIOS NO ESTADO DO PARÁ: ameaças, agentes e resistências frente à expansão do grande capital

Aluno(a): THAIS SOUSA SILVA

Resumo: Essa dissertação aborda conflitos socioambientais decorrentes da construção de complexos portuários no estado do Pará a partir de 03 (três) parâmetros de análise - ameaças às comunidades tradicionais, agentes envolvidos e formas de resistências daquelas comunidades. Em função da pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2), os procedimentos metodológicos foram redefinidos, utilizando-se da técnica de Revisão Sistemática de Literatura/RSL agregada à pesquisa documental, observação in loco e entrevistas realizadas na comunidade de Guajará de Beja, município de Abaetetuba, uma das comunidades impactadas pela construção de um complexo portuário no estado do Pará. A observação in loco e as entrevistas realizadas na referida comunidade ocorreram no mês de outubro de 2020, sendo guardadas todas as recomendações dos órgãos de saúde pública em relação à pandemia. Da aplicação do Protocolo de Pesquisa/PP da RSL resultaram 10 (dez) estudos selecionados os quais, após análise agregada aos demais procedimentos metodológicos, indicaram que as disputas por recursos naturais/locacionais, em especial para instalação de complexos portuários no estado do Pará, têm produzido conflitos socioambientais entre agentes econômicos, estatais e comunidades tradicionais na Amazônia paraense. Nos territórios onde vivem/trabalham homens e mulheres, nativos ou não, as relações metabólicas homem/natureza se encontram em processo de ruptura permanente no contexto da acumulação capitalista e tem se acirrado, com a participação do Estado, na atual quadra histórica.

PALAVRAS-CHAVE: Conflitos Socioambientais; Complexos Portuários; Estado do Pará.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO (Orientadora)- PPGSS/UFPA

Profa. Dra. MARIA ELVIRA ROCHA DE SA (Coorientadora)

Profa. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa ( Avaliadora Interna) – UFPA

Prof. Dr. GIROLAMO DOMENICO TRECCANI ( Avaliador Externo) – Universidade Estadual do Pará.

Local: Google Meet

Data: 30/11/2021