Título: "O SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO A USUÁRIOS COM HIV/AIDS: estudo sobre a baixa adesão ao tratamento"

Aluno(a): LORENA VINHOTTI FOINKINOS

Resumo: O presente estudo buscou campear e aprofundar as questões que envolvem a problemática da interrupção/abandono do tratamento de pessoas que vivem com HIV/AIDS afim de melhor compreender os fatores conjunturais, estruturais e sociais que corroboram para a fragilidade deste processo dinâmico e multifatorial que se caracteriza como a adesão na sua definição mais ampla. Assim, o objetivo geral foi analisar a baixa adesão ao tratamento de usuários com HIV/AIDS em um hospital universitário de Belém. Os objetivos específicos foram: contextualizar brevemente as políticas de saúde, destacando seu (re) significado e sua concepção como direito social no âmbito do HIV/AIDS; investigar a inserção do serviço social na área da saúde e sua relação com o HIV/AIDS e analisar o processo de (não) adesão ao tratamento de HIV/AIDS no Serviço de atendimento especializado no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Foi feito um estudo de caráter exploratório, pautado na pesquisa quanti-qualitativa, estabelecendo uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. A pesquisa de campo foi desenvolvida no Hospital Universitário João de Barros Barretos (UHJBB), instituição de referência no tratamento de pessoas com HIV/AIDS, utilizando também pesquisa documental no banco de dados do hospital (prontuários), entrevistas aos usuários e Assistente Social local, no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2021. Observou – se que os fatores que mais impactaram na continuidade do tratamento foi o estigma que persiste a mais de 40 anos de epidemia gerados por uma porção de erros técnicos e estruturais nas Políticas Públicas corroborando para massificação do preconceito e a discriminação.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social. Não-adesão ao tratamento. Politicas de Saúde. HIV/AIDS.

Prof. Dr.  REINALDO NOBRE PONTES (Orientador)- PPGSS/UFPA

Prof. Dr.  MARCEL THEODOOR HAZEU (Avaliador Interno) – UFPA