Título da Dissertação: “PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E VELHICE: O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA PESSOAS IDOSAS"

Aluno(a): DENISE DOS PASSOS GAMA

Resumo: Este trabalho buscou abordar a temática serviço social e processo de envelhecimento, por considerá-la de relevância social e científica. Deste modo, o objetivo geral consistiu em analisar as acepções sobre processo de envelhecimento e velhice que direcionam o exercício profissional das assistentes sociais nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas no município de Belém (PA). Quanto a metodologia adotada partiu-se de uma análise da realidade a partir da teoria social crítica, no qual possibilitou a construção de uma pesquisa exploratória, explicativa e de abordagem quanti-qualitativa. Adotou-se a Revisão Sistemática de Literatura, pesquisas bibliográficas, documentais, de campo e a observação participante. Os dados foram classificados, categorizados, analisados por seu conteúdo e ilustrados através de narrativas das assistentes sociais, estatísticas, quadros, gráficos, figuras e tabelas. Os principais resultados apontam que as acepções sobre envelhecimento correspondem ao entendimento dele como um processo; que pode incluir perdas; pode significar sabedoria; que se constitui como um processo biopsicossocial. E a velhice como fruto daquilo que é construído socialmente; semelhante a limitação e fragilidade; dependente da maneira em que as pessoas envelhecem. Conclui-se que o exercício profissional não se esgota após o acolhimento institucional devido o seu caráter contínuo pelo acompanhamento social e no atendimento das demandas e necessidades. Cuja principal finalidade é garantir direitos à pessoa idosa, de acordo com o que preconiza o Estatuto da Pessoa Idosa.

PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento. Velhice. Exercício profissional. Assistentes Sociais. ILPI.

Prof. Dr. ADRIANA DE AZEVEDO MATHIS (Orientadora) - UFPA

Prof.ª Dr.ª CILENE SEBASTIANA DA CONCEICAO BRAGA (Av. Interna) - UFPA