Título: “DESENVOLVIMENTO E DIREITOS HUMANOS: um estudo das práticas sustentáveis em transnacionais de mineração no Pará”.

Aluno: GISELLE VIEGAS DANTAS RODRIGUES

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a efetividade de “práticas sustentáveis” executadas por empresas transnacionais de mineração no Pará. Importa ressaltar a relevância da orientação econômica voltada para a extração de minérios no Brasil e na Amazônia, e que as empresas transnacionais responsáveis pela exploração dos recursos minerais deveriam seguir padrões e normas recomendadas pelos organismos internacionais, os quais incluem a administração dos impactos econômicos e socioambientais através de “práticas sustentáveis”. Destarte, questiona-se em que medida o crescimento econômico gerado pelas empresas transnacionais promovem o “desenvolvimento sustentável” do estado do Pará divulgados pelos organismos internacionais em defesa dos direitos humanos. Assim, almeja-se investigar através da teoria social crítica de que maneira as “práticas sustentáveis” traduzem na realidade efetiva os discursos que estão postos nas ações, projetos e programas propostos por essas empresas, bem como quais as implicações da política de “desenvolvimento sustentável” para a população que vive no entorno das atividades de mineração no Pará. Em suma, realizar-se-á pesquisa de campo e documental, além de revisão da bibliografia básica do campo e da bibliografia relacionada as teorias sociais, ao desenvolvimento e aos direitos humanos.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento; Direitos Humanos; Práticas Sustentáveis.

Banca Examinadora:

Profa. Dra. Adriana de Azevedo Mathis (Orientadora) – UFPA