Título: "TRAJETÓRIAS DE INDÍGENAS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: uma interface entre cidade e aldeia”.

Aluno(a) de Mestrado: DERICK LUAN FERRO DA SILVA

Resumo: O projeto pretende aprofundar as discussões a respeito das trajetórias de indígenas estudantes que se encontram cursando o Ensino Superior na Universidade Federal do Pará – UFPA e morando na cidade de Belém-PA. A pesquisa propõe realizar uma interface entre as vivências na cidade e no território de origem, as aldeias, destes estudantes. Para isso, tem como objetivo analisar as contradições e desafios enfrentados pelos indígenas estudantes do ensino superior ao virem morar na cidade de Belém, por meio da identificação das dificuldades de acesso e permanência que os indígenas estudantes enfrentam no ensino superior; mapeando as dificuldades de adaptação do morar na cidade para o indígena estudante; e compreendendo como essas dificuldades podem interferir no bom desempenho e conclusão do curso de graduação. A fim de concretizar tais objetivos, a pesquisa realizará uma metodologia com natureza exploratória-descritiva, sob olhar do método histórico-dialético, tendo como procedimentos metodológicos o levantamento bibliográfico e entrevistas semiestruturadas com indígenas estudantes moradores do bairro do Guamá.

Palavras-Chave: Indígenas; Cidade; Aldeia; Ensino Superior;

Profa. Dra.   SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA (Orientadora) – UFPA