Titulo do Projeto de Tese: “MULHER NEGRA E POLÍTICA PARTIDÁRIA: um estudo sobre Belém do Pará”

Aluno(a) de Doutorado: ADRIANA BENEDITA AZEVEDO DA SILVA

Resumo: A temática elucidada neste projeto de pesquisa diz respeito a uma das expressões da estrutura imbricada pela exploração-opressão de classe social, raça, gênero, que historicamente tem relegado pobres, negros e, principalmente mulheres negras à base da pirâmide social, como tem chamado atenção várias estudiosas e ativistas feministas e alguns estudiosos e ativistas anticapitalista, antimachismo, antirracista. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar a pauta legislativa encaminhada por parlamentares negras belenenses na busca de refletir sobre a singularidade local da contradição presente na conjuntura brasileira de conquista e resistência. As perguntas de pesquisa colocadas à investigação são: Como se constituíram as trajetórias políticas das jovens eleitas em Belém do Pará? Como elas estão viabilizando as pautas legislativas defendidas na campanha em relação ao enfrentamento da articulação desigualdade econômica, racial e de gênero? Quais tem sido as expressões de machismo e racismo experimentadas na câmara e no legislativo e como elas tem resistido? O estudo terá como embasamento teórico-metodológico o método dialético de apreensão do real, a partir das contribuições fornecidas por Karl Marx e Friederich Engels na análise da realidade configurada pela luta de classes, fundante do capitalismo como modo de produção. Terá como procedimentos técnico-operativos: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O levantamento bibliográfico no primeiro momento priorizou o debate de autores clássicos e contemporâneos acerca da divisão social e sexual do trabalho, bem como a discussão conceitual sobre raça e etnia. O levantamento documental de início consistiu de leituras de documentos normativos nacionais e internacionais acerca da sub-representação feminina na política partidária, a fim de trazer um panorama de como está colocada a sub-representação da mulher negra na política partidária em nível nacional, dando destaque ao cenário belenense. A pesquisa de campo consistirá na realização de entrevistas com as sujeitas escolhidas para compor o universo da investigação.

Palavras-chave: Mulher Negra. Política Partidária. Sub-Representação Política

Prof. Dr.  MARIA ANTONIA CARDOSO NASCIMENTO (Orientadora) - UFPA