O Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia (Gep-TESA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), a Faculdade de Serviço Social (FASS), o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou no dia 09 de setembro, das 9h às 12h, no auditório do Instituto de Ciências da Educação (ICED), o evento “Serviço Social e o debate étnico-racial: experiências no âmbito da formação e do trabalho profissional”.

O encontro contou com a participação das renomadas professoras Maria Antonia Cardoso Nascimento, Ana Paula Procópio e Magali Almeida, que enriqueceram a discussão sobre a importância da temática racial na formação e na prática profissional do assistente social.

A iniciativa do Gep-TESA e dos parceiros demonstra o compromisso com a promoção de debates relevantes para a categoria, contribuindo para a qualificação da formação e do trabalho dos assistentes sociais. Ao abordar a questão étnico-racial, o evento reforça a necessidade de uma atuação profissional mais crítica e comprometida com a justiça social.

Sobre o Gep-TESA:

Estuda a realidade brasileira e, em particular, a Amazônia que se constitui em lócus privilegiado da acumulação capitalista na contemporaneidade. Objetiva, ainda, a formação de profissionais capazes de compreender a complexidade das expressões da questão social na Amazônia, repercutindo na reflexão e compreensão das dimensões produtivas e reprodutivas da vida social, destacando o mundo do trabalho no que diz respeito à gestão e o controle da força de trabalho, bem como a particularidade da vida cotidiana dos diferentes sujeitos sociais. O Gep-TESA tem como líder a professora Dra. Vera Lúcia Batista Gomes e vice líder a Profª . Drª Maria Antonia Cardoso Nascimento, e também integram o grupo de pesquisa as Profªs Dras. Daniela Ribeiro Castilho e Francilene Soares de Medeiros Costa, docentes da Faculdade de Serviço Social – FASS/UFPA.