A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), sediou, nesta data, a Conferência de Abertura do III Seminário Habitação na Amazônia e II Seminário Nacional Serviço Social e Habitação. O evento, que contou com a participação de representantes de diversas instituições, como o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e o Programa de Pós-graduação em Serviço Social, consolidou-se como um importante espaço para a discussão sobre a complexa questão da habitação na região amazônica.

Com o tema central “crise do capital, políticas públicas e resistências do Trabalho Social”, o seminário proporciona um aprofundado debate sobre as dinâmicas socioespaciais que moldam a produção do espaço urbano na Amazônia, com destaque para as desigualdades sociais e as vulnerabilidades habitacionais. A pesquisa sobre o tema, fundamental para a compreensão das especificidades regionais e para a formulação de políticas públicas mais justas e equitativas, foi um dos eixos centrais das discussões.

O PPGSS/UFPA, como apoiador da organização do evento, segue reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento científico e a formação de profissionais qualificados para atuar na área do Serviço Social. O apoio institucional do programa foi fundamental para a realização deste importante fórum, que contribuiu para fortalecer a articulação entre pesquisadores, profissionais e movimentos sociais, visando à construção de uma agenda de lutas pela garantia do direito à moradia digna.

A conferência de abertura contou com a presença de renomados especialistas, que abordaram temas como as implicações da crise econômica global para a questão habitacional na Amazônia, as especificidades das políticas públicas de habitação na região e as estratégias de resistência dos movimentos sociais. As próximas atividades do seminário incluem mesas-redondas, apresentações de trabalhos e oficinas, que prometem aprofundar ainda mais as discussões sobre as interfaces entre a questão social, a política urbana e as práticas profissionais do Serviço Social.

"Em seu discurso, a Profª. Drª. Vera Lúcia Batista Gomes, coordenadora do PPGSS, celebrou a trajetória do GEP-CIHAB e sua importância para o programa. A professora destacou que o grupo tem sido fundamental tanto para a produção de conhecimento de ponta na área da habitação quanto para a formação de mestres e doutores, que se tornam agentes de transformação social em suas comunidades."

A programação científica do III Seminário Habitação na Amazônia prosseguirá até o dia 13 de setembro, com uma série de atividades que abordarão as mais recentes pesquisas e debates sobre a questão habitacional na região. A comunidade acadêmica e os profissionais da área estão convidados a participar e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Sobre o GEP-CIHAB:

O Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB) é um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA que se dedica ao estudo das relações entre a questão social, a produção do espaço urbano e as políticas públicas de habitação, com foco nas especificidades da Amazônia.

Mais informações do evento no site: https://www.even3.com.br/iiishna-iisnssh/ e no Instagram: @gepcihab