Titulo do Projeto de Dissertação: ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL: velhos e novos desafios à formação profissional de assistentes sociais no contexto da pandemia da Covid-19 em Belém – PA.

Aluno(a) de Mestrado: Danielli da Silva Cecim

Resumo: O presente projeto de dissertação de mestrado tem como objetivo analisar os impactos produzidos pelo período da pandemia no trabalho de supervisores acadêmicos de estágio e na realização do estágio supervisionado de discentes de escolas de Serviço Social de Belém – PA, bem como identificar as estratégias dessas instituições para a realização do estágio supervisionado em Serviço Social no contexto pandêmico. O estudo terá como aporte teórico-metodológico a teoria social marxiana, com vista a apreender a essência do objeto pesquisado. No que concerne à natureza do estudo, trata-se de uma pesquisa exploratória, com enfoque qualitativo. A coleta de dados da pesquisa será realizada por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com docentes supervisores acadêmicos, discentes estagiários de Serviço Social e coordenadores de curso e/ou coordenadores de estágio em Serviço Social. Os dados coletados serão analisados qualitativamente a partir dos autores e documentos jurídicos e normativos utilizados como referência teórica e por meio do método análise de conteúdo. Espera-se com a pesquisa contribuir para a discussão sobre o tema estágio supervisionado em Serviço Social, bem como possibilitar reflexões e apontamento de estratégias para a consolidação e efetivação desse processo de ensino-aprendizagem em contextos de crise.

Palavras-Chave: Estágio Supervisionado. Serviço Social. Formação Profissional. Covid-19.

Prof. Dr. Reinaldo Nobre Pontes (Orientadora) - UFPA

Profª. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa (Avaliador Interno) - UFPA

Prof.ª Dr.ª Lesliane Caputi (Avaliadora Externa) - (UFTM)

Local: Sala Multimeios FAAD/ICSA