Título da Dissertação: "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL: uma análise das experiências registradas nos Anais do Congresso Brasileiro de Assistente Sociais (CBAS)".

Aluno(a): CRISTIANE PINTO DA SILVA

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a questão socioambiental e problematizar os desafios e possibilidades de atuação do serviço social no espaço sócio-ocupacional. Para isso se adotou como método de análise o materialismo histórico dialético, e como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) dos Anais do Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), pelos períodos de 2010, 2013, 2016 e 2019. Foram analisados (28) vinte e oito estudos selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão da pesquisa. Foram incluídos os estudos que se identificaram com a temática do Serviço Social e a questão socioambiental e foram excluídos aqueles que não se identificaram com essa temática. As análises dos estudos dos CBAS possibilitaram a criação de uma tabela ilustrativa da produção dos CBAS, no período de 2010/2019, com a temática socioambiental e do quadro I ilustrativo com a sistematização das ações e intervenções do assistente social na área socioambiental e do quadro II que foi elaborado a partir das análises dos Fundamentos Teóricos Metodológicos e ídeo-políticos dos estudos dos CBAS. Foi identificado nas análises dos estudos dos CBAS um aumento na produção teórica do fazer do assistente social e a produção e discussão da questão socioambiental no âmbito acadêmico, em pesquisas de universidades tendo como norte a renovação crítica do serviço social para os debates acerca da política ambiental, os quais os autores se referem em maior produção ao assistente social nas relações sociais estabelecidas nos espaços sócio-ocupacionais de sua atuação. Os resultados das análises dos estudos indicam que a problemática ambiental vem sendo incorporada pelo serviço social e a sua apropriação teórica a partir de influências de referências ídeo-políticos, marxista e contemporâneo, que perpassam pelo campo de sua intervenção profissional. Os dados revelaram a inserção do profissional de serviço social na política de meio ambiente, constituindo-se esse espaço sócio-ocupacional num desafio à categoria profissional, sendo necessário qualificar mais o debate em relação à questão socioambiental e às suas manifestações, bem como as suas múltiplas expressões na contemporaneidade nos espaços de atuação. Os estudos analisados nos CBAS também sinalizam a necessidade de maior embasamento teórico-crítico sobre as discussões ambientais na Amazônia, considerando as particularidades e especificidades das populações tradicionais, as quais necessitam serem apontadas pelas políticas públicas na Amazônia, em especial no Pará.

PALAVRAS-CHAVE: Serviço social. Atuação Profissional. Questão socioambiental

Profa. Dra.  SOLANGE MARIA GAYOSO DA COSTA (Orientadora)- PPGSS/UFPA

Profa. Dra.  NADIA SOCORRO FIALHO NASCIMENTO   (Avaliador Interna) – UFPA

Profa. Dra.   MARIA DO PERPETUO SOCORRO RODRIGUES CHAVES   (Avaliadora Externa) – UFAM