Índice de Artigos

Mestrado


 
1. Disciplinas obrigatórias

 

Teorias Sociais e Serviço Social (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Estudo das teorias sociais clássicas no contexto da sociedade burguesa. Teoria social marxiana e tradição marxista. Pensamento sociológico: tradição positivista (funcionalismo e visão sistêmica); sociologia compreensiva; teorias sociais contemporâneas; influências das teorias sociais no Serviço Social.

 

Formação Socioeconômica do Brasil e da Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Formação do capitalismo mundial e formação econômica, política e social do Brasil e da Amazônia. A inserção da Amazônia no mercado nacional e mundial. A transição do modelo primário-exportador para a economia industrial. A “questão social” no Brasil. O modelo de desenvolvimento brasileiro e regional. A crise econômica, política e social no Brasil e na Amazônia no contexto da mundialização da economia.

 

Trabalho e Relações Sociais na Atualidade Linha 2 (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O trabalho como fundamento da constituição do ser social. O modo de produção capitalista e a institucionalização do trabalho assalariado. As diferentes formas de organização e gestão do trabalho. A crise do capital e suas estratégias de enfrentamento: mundialização e financeirização do capital, reestruturação produtiva, flexibilização das relações de trabalho. As formas de trabalho na atualidade. Os impactos nas requisições e competências socioprofissionais do Assistente Social e suas particularidades na Amazônia. 

 

Serviço Social e Política Social na Amazônia Linha 1 (4 créditos, 60 horas)

Ementa: O Serviço Social na história e a institucionalização da profissão na divisão sociotécnica do trabalho. As tendências históricas e teórico-metodológicas no Serviço Social. A formação profissional, intervenção profissional e os espaços sócio-ocupacionais. O Projeto ético-político do Serviço Social. As políticas públicas e políticas sociais. As lutas e movimentos sociais no enfrentamento das expressões da “questão social” e na defesa dos direitos sociais.

 

Seminário de Metodologia da Pesquisa Social (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A questão da teoria e do método como elementos de construção do conhecimento. Planejamento e elaboração de projetos de pesquisa. Instrumentos quantitativos e qualitativos da pesquisa.

 

2. Disciplinas optativas por linha de pesquisa

  
Linha de Pesquisa 1 - Serviço Social e Políticas Sociais na Amazônia

 

Fundamentos Teórico-Metodológicos em Serviço Social (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Gênese e desenvolvimento da profissão de Serviço Social na sociedade capitalista. Construção dos fundamentos teórico-metodológicos e prático interventivos nos diferentes períodos da profissão. A tradição positivista e a tradição marxista no Serviço Social. Teoria Social de Marx: o método dialético. A categoria de mediação e o Serviço Social: dimensões reflexivas e ontológicas. A intervenção profissional a luz da perspectiva dialética: instrumentalidade e mediação. A produção de conhecimento no Serviço Social. Formação profissional: ensino da teoria e da prática. Desafios Contemporâneos.

 

Sociedade, Natureza e Território (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As categorias natureza e território no debate da teoria social crítica. O processo de transformação da relação homem e natureza na sociedade capitalista. Relações sociais capitalistas e constituição do território. As diferentes abordagens sobre o conceito de território e sua apropriação pelas políticas governamentais. A relação entre sociedade e território enquanto processos e práticas de resistência, estruturação, transformação e apropriação do território nas dimensões da sociabilidade, da política, da cultura e da produção material.

 

Questão Urbana e Política Habitacional na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Debate clássico e contemporâneo sobre a produção e apropriação da cidade capitalista. Processo de urbanização no Brasil e na Amazônia. Concepções de planejamento e gestão urbana. Particularidade da habitação em pequenas cidades da Amazônia. Política habitacional no estado do Pará.

 

Urbano-Rural e Movimentos Sociais no Brasil e na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Relação campo e cidade na Amazônia: historicidade e desenvolvimento no estágio atual da acumulação capitalista (século XX e XXI). Análise conceitual de movimento social: teorias, concepções e controvérsias. As lutas sociais populares e a organização política na construção de alternativas na América Latina. Conflitos e movimentos sociais no campo e na cidade no contexto amazônico: balanço político e perspectivas. Demandas socioprofissionais acerca da relação urbano-rural para o Serviço Social: enfoque nas lutas sociais contemporâneas no Brasil e na Amazônia. Os movimentos sociais como campo de pesquisa e atuação profissional do serviço social.

 

Conjuntura e Temas Contemporâneos em Serviço Social (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Debate sobre a conjuntura brasileira. Temas contemporâneos do Serviço Social.

 

Linha de Pesquisa 2 - Serviço Social e Trabalho na Amazônia

 

Estado e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Maquiavel e a política. Concepção clássica de estado liberal (Hobbes e Locke). Perspectiva estatista do estado (Weber). Teoria negativa da política de Marx e Engels. Compreensão de estado de Lenin. Teoria marxista ampliada do estado de Gramsci. Teoria de estado em Poulantzas. Estado e sociedade civil. Neoliberalismo e a nova configuração do Estado. Estado: nova geopolítica e sistema mundo. Estado economia e política: temas atuais. Estado e sociedade. A configuração do estado burguês e suas formas de expressão na realidade.

 

Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia (4 créditos, 60 horas).

Ementa: Diferentes concepções de desenvolvimento, os limites e desafios do desenvolvimento sustentável e o debate sobre direitos humanos na atualidade. Crítica ao nacional-desenvolvimentismo e ao neodesenvolvimentismo no contexto latino americano. Direitos humanos na prática efetiva dos indivíduos em sociedade.

 

Imperialismo, Desigualdade Regional e Conflitos na Pan-Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Economia Política da Pan-Amazônia e acumulação de capital na Amazônia brasileira a partir da década de 1970. Imperialismo no século XXI. A reiteração da desigualdade regional e social no contexto da divisão nacional e internacional do trabalho. Os desafios contemporâneos às Políticas Públicas frente ao avanço dos projetos de (neo) desenvolvimento (infraestrutura, mineração, energia, agroindústria, etc.). Os conflitos e lutas sociais e a resistência no campo e na cidade. A (re) produção de expressões da questão social na região.

 

Interdependência das Relações Sociais de Classe, Gênero, Raça/Etnia, Idade e Interterriorialidade (4 créditos, 60 horas)

Ementa: Problematização e contextualidade da produção do conhecimento sobre as relações sociais de classe, gênero, raça/etnia, idade e interterriorialidade. Reflexão e enfrentamento do preconceito e da discriminação no bojo de velhos e novos paradigmas.

 
Trabalho e Políticas Públicas na Amazônia (4 créditos, 60 horas)

Ementa: As Políticas Públicas no bojo da orientação neoliberal. Trajetória do sistema de proteção social brasileiro no contexto da acumulação capitalista. O debate conceitual sobre política pública e política social. Neodesenvolvimentismo e o debate sobre desigualdade e pobreza. Trabalho e Políticas Públicas: particularidades da Amazônia. Trabalho e Estado na Amazônia (políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda). Análise dos indicadores sociais na Amazônia.