1. Grupo de Pesquisa Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB)
Discute as contradições sócio espaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente, as desigualdades no acesso - pelas frações de classe trabalhadora - aos bens e serviços produzidos pelo mercado e pelo Estado, particularmente, em relação à habitação. Oferta a disciplina eletiva “Cidade capitalista e políticas urbanas”.
GEP-CIHAB tem como líder a Profa. Dra. Joana Valente Santana e conta com a participação das professoras doutoras Ana Klaudia de Almeida Viana Perdigão, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo/PPGAU/UFPA, e da profa. Dra. Rovaine Ribeiro, geografa e com doutorado na mesma área, vinculada ao corpo docente da Faculdade de Serviço Social/FASS/UFPA.
Alunos Cadastrados: 4 alunos vinculados a projetos de pesquisa do Grupo.
Disciplina eletiva: Questão Urbana e Política Habitacional na Amazônia.

 

2. O Grupo de Pesquisa em Políticas Urbanas e Movimentos Sociais (GPPUMA)
Estuda a presença humana na região Panamazônica; as transformações socioambientais e territoriais decorrentes das formas de ocupação e uso dos recursos naturais; o processo histórico de formação da região Amazônica e as mudanças estruturais na sua base social; os processos de mobilização e resistência pelo reconhecimento de territórios e identidades específicas e as políticas públicas de enfrentamento às desigualdades regionais. Oferta a disciplina eletiva “Urbano-Rural e Lutas Sociais no Brasil e na Amazônia”.
GPPUMA tem como líder a Profª. Dra. Sandra Helena Ribeiro Cruz e vice líder a Prof[ Drª. Nádia Socorro Fialho Nascimento, além da Profª. Drª . Roselene de Souza Portela. Conta ainda com a participação dos (as) professores (as) doutores Welson Cardoso da Faculdade de Serviço Social/FASS/UFPA, Jurandir Novaes da Faculdade de Ciências Econômicas/FACECOM e Pedro Paulo.
Alunos Cadastrados: 3 alunos vinculados a projetos de pesquisa do Grupo
Disciplina eletiva: Urbano-rural e lutas sociais no Brasil e na Amazônia Sociedade e Natureza e Território

 

3. Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia (Gep-TESA)
Estuda a realidade brasileira e, em particular, a Amazônia que se constitui em lócus privilegiado da acumulação capitalista na contemporaneidade. Objetiva, ainda, a formação de profissionais capazes de compreender a complexidade das expressões da questão social na Amazônia, repercutindo na reflexão e compreensão das dimensões produtivas e reprodutivas da vida social, destacando o mundo do trabalho no que diz respeito à gestão e o controle da força de trabalho, bem como a particularidade da vida cotidiana dos diferentes sujeitos sociais. O Gep-TESA tem como líder a professora Dra. Vera Lúcia Batista Gomes e vice líder a Profª . Drª Maria Antonia Cardoso Nascimento, e também integram o grupo de pesquisa as Profªs Dras. Daniela Ribeiro Castilho e Francilene Soares de Medeiros Costa, docentes da Faculdade de Serviço Social – FASS/UFPA.
Alunos Cadastrados: 6 alunos vinculados a projetos de pesquisa desenvolvidos pelos membros do Grupo.
Disciplinas eletivas: (Neo) Desenvolvimentismo, Trabalho Social e Interdependência classe, raça/etnia, gênero e geração.

 

4. Grupo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social, Política Social e Formação Profissional (GEPSS)
Estuda os fundamentos do Serviço Social e sua relação com as diversas áreas de políticas sociais e direitos sociais. Investiga os fundamentos profissionais, as teorias sociais, métodos, instrumentalidade, dimensão técnico-operativa, da relação teoria-prática, do ensino da prática, estagio supervisionado e da produção acadêmica.  Também foca sua investigação em políticas sociais, com foco na Seguridade Social e particularidade na Política de assistência social. O GEPSS tem como líder o Prof. Dr. Reinaldo Nobre Pontes e vice lider a Profª Drª. Cilene Sebastiana da Conceição Braga, integrando também o grupo o  Prof. Dr. Welson Cardoso, ambos da Faculdade de Serviço Social – FASS/UFPA.
Alunos Cadastrados: 03 (PIBIC); 03 (mestrado) e (01) doutorando alunos vinculados a projetos de pesquisa do Grupo.
Disciplina eletiva: Fundamentos teórico- metodológicos do Serviço Social.

 

5. Grupo de Estudos e Pesquisas “Sociedade, Território e Resistências na Amazônia- (GESTERRA)
Estuda os seguintes temas: imperialismo, questão social e lutas sociais na Pan-Amazônia; mobilidade do capital, conflitos sociais e resistências; processo de teritorialização, meio ambiente e políticas de ordenamento territorial; e projetos de infraestrutura e logística, remanejamento e reassentamentos urbanos e rurais. O GESTERRA tem como líder a Profa. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa e vice-lider o Prof. Dr. Marcel Theodoor Hazeu. Conta ainda com a participação da Profa. Dra. Nadia Socorro Fialho Nascimento e com as Assistentes Sociais e Msc em Serviço Social Vania Lúcia Lemos Catete, Eucicléia Dias Costa e com a Assistente Social Mylena dos Santos Santana. 
Alunos cadastrados: 05 (PIBICS); 01 (PIBEX); 03 (mestrandos); 01 (doutoranda).
Disciplina: Sociedade Natureza e Território

 

6. Grupo de Estudos e Pesquisas: Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social (TRADHUSS)
Estuda os seguintes Temas: Trabalho; Direitos Humanos; Seguridade Social. O Grupo TRADHUSS tem como líder a Profa. Dra. Adriana Azevedo Mathis e vice líder a Profª Drª. Cilene Sebastiana da Conceição Braga.
Alunos Cadastrados: 3 alunos vinculados a projetos de pesquisa do Grupo
Disciplinas eletivas: Desenvolvimento e Direitos Humanos na Amazônia e Estado e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo.