Historicamente a Região Amazônica tem sido um lugar de produção e reprodução da desigualdade social e econômica devido à exploração de suas riquezas naturais e exploração da força de trabalho. A questão da habitação, como uma expressão da questão social, nessa região, tem sido agravada especialmente pela frágil oferta de políticas públicas e pelo alto índice de inadequação habitacional, com destaque para a carência de infraestrutura em pequenas, médias e grandes cidades. O Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social pretende ser um espaço de trocas de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais que atuam na área social (particularmente os assistentes sociais), técnicos governamentais, organizações políticas e estudantes de graduação e pós-graduação, no sentido de socialização da produção de conhecimento, trocas de experiências profissionais e organização política para continuidade da interpretação e intervenção profissional em favor do direitos humanos, em especial o direito à moradia digna que respeite as particuladas regionais. 

Organização: Grupo de Estudos e Pesquisas Cidade, Habitação e Espaço Humano (GEP-CIHAB)/ PPGSS/UFPA.

Período: 18 a 20 de setembro de 2019

Local: Belém/Pará.

Público alvo: Assistentes Sociais, profissionais que atuam na área urbana habitacional, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática do seminário.

Lançamento da coletânea. “Habitação e Serviço Social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas”. 1. ed. Campinas/SP: Editora Papel Social, 2018, Joana Valente Santana (organizadora).

Chamada de trabalhos na modalidade resumo expandido nas categorias “Comunicação científica” e “Relato de experiência”.

Prazo para envio dos trabalhos: até 30 de junho de 2019.

Acesse o link com as normas de submissão dos trabalhos: /IMAGENS/noticias/Seminario_Habilitacao_Amazonia/Normas.doc