Título: MOVIMENTOS SOCIAIS URBANOS: atuação e organização em Belém (2003-2013).

Aluno(a): LARISSA MARINHO DA COSTA

Resumo: As lutas sociais no Brasil são resultados do desenvolvimento do capitalismo. E no que se refere ao seu processo de industrialização se intensifica nas décadas de 1970 e 1980. Com isso cresce os problemas urbanos e em consequência há o aumento da organização dos movimentos sociais urbanos. Com a redemocratização do país se cria novos espaços de participação (Fóruns, Conferências, Conselhos, entre outros); nos quais os movimentos sociais urbanos tem sido sua principal forma de atuação. Portanto, este trabalho objetiva analisar a atuação e organização dos movimentos sociais urbanos em Belém/PA na atualidade (2003-2013). O que será realizado através do método Materialista Histórico-Dialético, em uma pesquisa descritiva e analítica; em uma abordagem qualitativa, para tanto será divida em pesquisa bibliografia, documental e de campo; seguida pela análise e o tratamento dos dados.

PALAVRAS-CHAVE: Lutas Sociais; Movimentos Sociais e Movimentos Sociais Urbanos.

Profa. Dra. Olinda Rodrigues da Silva (Orientadora)- PPGSS/UFPA

Profa. Dra. Solange Maria Gayoso da Costa ( Avaliadora Interna) – UFPA

Profa. Dra. Maria Marize Duarte ( Avaliadora Externa) – Universidade Estadual do Pará.

Local: Sala de Aula IP-11

Data: 27/04/2015